20 Anos da APRTF*

Solange Maria Rosset

Dezembro de 2014

 

Trabalho com famílias desde 1978. Inicialmente como Psicodramatista, e desde 1980 com a abordagem sistêmica. Então, há 20 anos, a terapia com famílias já integrava o meu trabalho clínico de forma constante.

No entanto, em 1994, quando a Aprtf foi estruturada, a terapia familiar não era uma busca frequente. Na maioria dos casos, após uma procura para uma criança ou outro membro da família, a terapia familiar era proposta pelos terapeutas.  As pessoas tinham alguma resistência em virem à psicoterapia com outros membros da família.

Hoje a terapia familiar é uma modalidade de trabalho que é conhecida do grande público e é procurada, já de início, pelos clientes que compreendem sua indicação e importância. E, as famílias que estão vivendo crises e mudanças sabem da importância de serem acompanhadas por um terapeuta. E conseguem tirar grandes benefícios da terapia familiar.

No início, a APRTF viveu, como todas as outras regionais da Abratef, uma ambiguidade. Por um lado, um grande desejo dos terapeutas de família de se congregarem, para compartilhar e desenvolver o movimento da terapia familiar, mas por outro lado, era muito difícil encontrar profissionais disponíveis a doar seu tempo, sua energia, seu trabalho para a causa familiar.

Nos primeiros anos foi assim. Mas, nos últimos anos, o que tenho visto é um envolvimento muito grande de alguns sócios, desbravando espaços, criando movimentos, se empenhando em levar adiante e avante a APRTF.

As famílias têm tido e terão ainda nos próximos anos, o desafio de adaptar-se à tantas mudanças internas e externas, sem perder sua integridade, sem deixar de ser família.

O grande desafio da terapia Familiar, é aprender a lidar com o inesperado; com o inusitado; com as novas situações que estão surgindo e que colocam em xeque nossos manuais, nosso saber.

O grande desafio da APRTF é sobreviver. É manter objetivos funcionais e adequados aos novos tempos, com lucidez e flexibilidade. E, o constante desafio da APRTF e da ABRATEF: angariar e manter sócios.

*Texto baseado na apresentação feita na comemoração dos 20 anos da APrTf