Aplicação da abordagem corporal na terapia de casal e família *

Solange Maria Rosset

2005.

 

A compreensão da abordagem corporal possibilita um desenvolvimento do trabalho terapêutico em novos e variados ângulos. Na Terapia Relacional sistêmica, tanto no trabalho individual como com casais e famílias, o uso da psicoterapia corporal é um dos eixos mais importantes.

Tendo em vista os objetivos gerias da Terapia Relacional Sistêmica (auxiliar os clientes a terem consciência do seu próprio padrão de funcionamento, a realizarem as  aprendizagens e as mudanças que se fazem necessárias) as propostas e instrumentos da psicologia corporal são de profunda utilidade.

Nos atendimento terapêuticos de família e de casal a Terapia Relacional Sistêmica usa a compreensão corporal como uma forma de facilitar a leitura do padrão de funcionamento dos clientes, facilitar a compreensão da estrutura desse funcionamento, facilitar a definição de objetivos da terapia e facilitar a orientação das tarefas e aprendizagens.

A leitura do padrão de funcionamento dos clientes é facilitada através  da leitura corporal,   do levantamento da estrutura de caráter no aspecto físico, energético, relacional, emocional e da compreensão das situações energéticas e de saúde física.

A compreensão da estrutura de funcionamento é facilitada através da compreensão de funcionamento do caráter, da compreensão da gênese no desenvolvimento do caráter e  pelas reações e defesas nos trabalhos corporais.

A definição de objetivos da terapia é facilitada através da compreensão da estrutura de caráter do cliente, da compreensão do funcionamento do caráter e pelas aprendizagens que cada estrutura de caráter necessita realizar.

A orientação das tarefas e aprendizagens é facilitada prestando atenção aos sinais corporais, relacionando com as áreas fortes e fracas de cada tipo de caráter e fazendo a ligação entre as situações físicas, corporais e energéticas do cliente com seus sintomas e queixas relacionais e emocionais.

Na formação de um casal e de uma família, os sistemas individuais com sua situação energética e corporal específicas, se unem formando um novo sistema com uma nova – mas semelhante – situação energética corporal.  Através da postura e das sensações pode-se analisar profundamente as relações familiares, de casal.

Concluindo, a compreensão do desenvolvimento de caráter, a avaliação de caráter básicos, a leitura corporal do funcionamento energético, as técnicas energéticas e corporais são instrumentos importantes para atingir os objetivos da Terapia Relacional Sistêmica e auxiliar os casais e as famílias nas suas aprendizagens e mudanças.

* Texto desenvolvido na apresentação em Mesa Redonda no

7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal

São Paulo - BR 14 de outubro de 2005