Aprender nas relações

Solange Maria Rosset

Julho de 2020

 

Sendo o ser humano um organismo em constante contato com os outros, o espaço privilegiado das aprendizagens é nas relações. É com o outro que se aprende as questões fundamentais da vida, é com o outro que aparece o que cada um tem de melhor e de pior, e, portanto o que precisa ser desenvolvido e aprimorado.

Todas as aprendizagens importantes dependem da relação com o outro para se desencadearem: colocar limites, respeitar limites; dar e receber afeto, informações, carinho, alimento; rejeitar e ser rejeitado; conceder e pedir favores; respeitar diferenças e mudanças; lidar com a presença e com a solidão.

No entanto, para aprender é necessário ter humildade para assumir que lhe falta algo. Humildade é a disponibilidade para enxergar sua real condição, seu melhor e seu pior, sem a vaidade e sem a vergonha, mas com a clareza e paz de espírito.  E essa condição é indispensável para que o indivíduo se abra para receber o novo. É necessário que ele assuma que lhe falta algo para realmente abrir-se para aprendizagem.

Ao mesmo tempo, outros aspectos merecem importantes reflexões para que a aprendizagem se desenvolva no espaço relacional: