Coerência nos Limites

Solange Maria Rosset

Setembro de 2016

 

Muito se tem falado, escrito e discutido sobre a importância dos limites na educação das crianças.

Hoje não se tem dúvidas sobre isso. Uma criança educada com clareza do que pode e não pode, é uma criança que se sente amada e protegida pelos adultos responsáveis por ela. Ao mesmo tempo em que os limites são provas de cuidados e amor, eles são indispensáveis na construção de futuros adultos responsáveis, maduros e autônomos, que saberão respeitar regras e autoridades, lutar pelos seus direitos e respeitar os outros e as diferenças.

No entanto, tão importante ou mais importante do que os limites dados é o exercício da coerência das regras e dos comportamentos dos adultos envolvidos.

Portanto, é muito importante que as regras sejam não só para as crianças mas também para todos os envolvidos. E, é também importante que o comportamento dos adultos seja pertinente com as regras impostas. Limites frouxos são tão prejudiciais quanto incoerência ou contradições entre limites.

Estas são questões que merecem reflexão sempre que falamos sobre limites e que pensamos na responsabilidade que temos com as crianças