Compreensão Relacional Sistêmica dos Casais

Solange Maria Rosset

Setembro de 2017

 

O pensamento relacional sistêmico compreende os casais dentro dos seguintes pressuposto:

O foco de trabalho da terapia relacional sistêmica é o padrão de funcionamento.

Padrão de funcionamento é a forma repetitiva que um sistema estabelece para agir e reagir às mais variadas situações. Na maioria das vezes ele é inconsciente e automático.

Esse padrão se estrutura na entrada da criança no sistema familiar, à partir da forma como a família atua o seu padrão básico. O padrão de funcionamento aparece em todos os aspectos da pessoa ou do sistema. Pode ser visto no Corpo, no Pensamento, no Sentimento e na Ação.  E especialmente nas relações.

Quando duas pessoas se escolhem para serem um casal, vão estruturar sua forma única de ser; aos poucos, vão estabelecer seu padrão de funcionamento de casal.

Tal padrão estrutura-se a partir do padrão de funcionamento de cada um dos participantes e da relação que se estabelece entre eles. É uma forma repetitiva que o casal usa para responder e reagir às situações da vida e às situações relacionais. Engloba o que é dito e o que não é dito, a forma como se dizem e fazem as coisas, bem como todas as nuanças dos comportamentos do casal.

O padrão de funcionamento do casal tem possibilidades de alteração, a partir da tomada de consciência e de um trabalho para terem controle das compulsões relacionais. Ter consciência do seu padrão individual e do seu padrão como casal ajuda a clarear dificuldades e problemas que o casal pode ter. Enxergar o seu padrão de funcionamento possibilita enxergar os riscos e as possibilidades de fazerem de formas diferentes.

Não importa em que velocidade, em que conteúdos, mas sim que estejam no caminho, construindo o seu caminho.