Comunicação saudável
Solange Maria Rosset
dezembro de 2022
Quando nos comunicamos com alguém sofremos inúmeras influências: dos nossos próprios sentimentos – conscientes ou não -, da expressão dos sentimentos que o outro faz, do contexto, dos temas e conteúdos conversados, e da habilidade que tivermos de nos comunicarmos.
Essa habilidade depende dos treinos realizados – na família de origem e nas experiências de vida – e pode ser sempre aprimorada. Uma das formas de melhorar a comunicação em geral é ficar atento aos tons, modos e palavras usadas. Quanto mais consciência e controle tivermos desses itens, mais hábeis ficaremos.
Algumas reflexões podem nos ajudar a melhorar a qualidade da nossa conversa e auxiliar as pessoas com as quais nos comunicamos.
- Quando conversamos usando acusações a pessoa que escuta perde o interesse no diálogo e parte para a sua própria defesa;
- Quando pressionamos sempre a mesma tecla em todas as conversas o outro também não nos presta atenção, pois já sabe o que iremos dizer;
- Quando não compreendeu algo é importante perguntar e perguntar de novo, para ter certeza que captou com clareza a mensagem;
- Cuidado também com o tom de voz. Ganhar no grito é uma forma de se defender e não de resolver as dificuldades;
- Ouvir atentamente o outro e não o interromper até que acabe de falar é uma forma de adequar a conversa;
- Não esperar ter uma crise ou discussão para conversar é uma boa forma de comunicar-se com clareza e calma;
- Concentrar-se em um só assunto em cada conversa ajuda a não perder o foco e cair em assuntos já falados ou inadequados;
- Iniciar a conversa com um ponto positivo prepara o terreno para ambos se colocarem;
- Fazer declarações com referências a si próprio sem jogar a culpa no outro, enfatizando como está se sentindo; seus sentimentos e emoções podem ajudar o a entender sobre o que vão conversar e ficar mais motivado a ouvir;
- Cuidado com a hora errada e o local errado para conversarem; evitar momentos que tem outros focos, lugares que trazem muitas interferências, e não iniciarem uma conversa com outras pessoas presentes.
Comunicar-se de modo calmo e saudável é o mesmo que não fazer acusações, não permanecer na defensiva, escutar o outro sem fazer interrupções, estar atento aos sentimentos um do outro e usar uma forma branda de se expressar. Desta forma o outro ficará interessado no que dizemos e se mostrará aberto a nos conhecer e entender.