Efeitos na relação de casal

Solange Maria Rosset

novembro de 2020

 

Inúmeras vezes já me perguntaram o que é mais importante para manter um casal junto. E, muitas vezes respondi. Mas todas as vezes ficava muito insatisfeita com a resposta. Isso, porque cada casal tem a sua razão para ficar junto. E, é no seio da relação que se deve mergulhar para compreender se as razões são funcionais ou não. Entendendo como funcional uma relação que leva ao crescimento, aprendizagem, mudanças; e que seja coerente com o contexto de espaço e tempo que o casal está.

Apesar desta leitura da particularidade de cada relação, tenho percebido que existem alguns aspectos, que, quando fazem parte das razões do casal para ficar juntos, fazem muita diferença. Seja no bem estar da relação, seja na neutralização de outras questões que não são tão agradáveis ou funcionais.

Uma delas é “pele”. Entendendo como “pele” uma sensação/atração prazerosa no contato intimo com o outro. Os casais que assim sentem, conseguem lidar com outras possíveis dificuldades, pois o bem estar que sentem perto do outro faz com que desenvolvam outras características que auxiliam a relação.

Outra condição que é muito útil para fortalecer o casal é ter bons sentimentos com relação ao outro ou ao seu jeito de ser. Pode ser admiração pelo funcionamento do outro, pode ser respeito pelas dificuldades ou características, pode ser gratidão pelo que recebe na relação, pode ser encantamento por determinada característica. O que sei, é que na existência de algum desses sentimentos, a relação tem grandes chances de continuidade e leveza.

E, a existência de projetos comuns é sem dúvida uma boa liga entre os elementos do casal. Pensar o futuro juntos, com movimentos ou propostas semelhantes é sem dúvida um dos grandes motivos que auxilia o casal a pensar a relação como um espaço de criação em conjunto.

São três condições importantes; cada uma com força suficiente para alavancar a relação. Quando um casal tem as três, tudo ficará mais fácil: lidar com as crises, tomar decisões, avaliar a relação, entre outras situações inevitáveis no processo de casal.

Sem esquecer que cada casal tem suas prioridades e particularidades. Mas se pensarem sobre o que os mantém juntos terão maiores possibilidades de desenvolver esses aspectos, e fazerem bom uso de outros que são específicos de cada relação.