ESPIRITUALIDADE

Virgínia Satir

 

     Cinqüenta anos atrás, ninguém, exceto aqueles ligados com religião, teria pensado que a espiritualidade era um assunto apropriado para discussão em um contexto não religioso. Alguns podem ainda ver espiritualidade como ingênua ou irrelevante nos negócios da vida. Eu acredito que esta é a nossa conexão com o universo, e é básico para a nossa existência, e consequentemente é essencial para nosso contexto terapêutico.


     Minhas idéias pessoais e compreensão do que é espiritualidade começou com as minhas próprias experiências como criança, crescendo em uma fazenda de laticínios em Wisconsin. Em toda parte eu via coisas crescendo. Muito cedo eu compreendi que crescimento era a força de vida revelando-se, uma manifestação do espírito. Eu contemplava as minúsculas sementes que eu plantava e as via crescerem até grandes plantas. Pequenos pintinhos emergiam de ovos e pequenos porquinhos vinham da barriga da porca. Então eu vi meu irmão nascer. Eu me maravilhei. Isto foi algo grande e maravilhoso. Eu senti o mistério, o excitamento e a magia. Aqueles sentimentos maravilhosos permanecem comigo até hoje, e eu penso que eles tem me guiado a encontrar caminhos para ajudar pessoas a crescerem.


     Nós sabemos como o crescimento ocorre, mas não sabemos como ele começa. Ninguém, até agora, tem sido capaz de inventar um ovo ou semente capaz de reproduzir-se em alguma coisa viva. Eu respeito o poder da vida; eu sei que isto é frágil e forte. Uma vida pode se esvanecer em um segundo, mas pode também suportar situações impossíveis.


     Minha reverência pela vida foi firmada precocemente. Nenhuma planta cresceu melhor porque eu exigi que ela assim o fizesse ou porque a ameacei. Plantas cresciam somente quando elas tinham as condições corretas e tinham conseguido os cuidados necessários, os quais, para mim, incluem ama-las e, algumas vezes, conversar com elas. Procurar o lugar certo e a nutrição adequada para plantas - e pessoas, certamente - é a forma de investigação contínua e vigilante.


     Cada um de nós emerge como um broto em uma árvore espiritual universal. Esta árvore liga todos os seres humanos através de suas raízes. Cada um de nós pode aprender como tornar-se um líder sábio para amar, cuidar e nutrir a preciosa vida com a qual fomos presenteados.


     Como nós fomos alimentados, nós podemos então alimentar corretamente os outros. Esta é uma das razões que eu recomendei que cada comunidade tivesse uma "sala de carinho", onde pessoas pudessem vir para conseguir alimento espiritual e psicológico. Felizmente, algumas igrejas tem feito algumas coisas nesta direção, providenciando uma sala para repouso e conexão pessoal.


     Criar certos procedimentos cuidadosos e cristalizar o reconhecimento íntimo (que eu chamo conhecimento estrutural) é a concretização de que somos seres espirituais em forma humana. Esta é a essência da espiritualidade. A forma como nós aplicamos nossa essência espiritual, mostra como nós validamos a vida.


     A criação da vida vem de um poder muito maior que o nosso próprio. O desafio de tornar-se mais completamente humano é estar aberto e contatar o poder que nós chamamos de vários nomes - DEUS - é um dos freqüentemente usados. Eu acredito que um viver repleto de sucesso depende de nós fazermos e aceitarmos um relacionamento com nossa força de vida.


     As conexões físicas com nossa espiritualidade estão seguramente alojadas em nossas sementes humanas. Somente quando esperma e o ovo se unem é que a semente humana está completa e capaz de vir a ser um ser humano. Um ovo e esperma sozinhos são somente tanques de armazenagem esperando o grande encontro. Para mim semente e nascimento são espiritualidade em ação.


     Quando a união entre esperma e ovo acontece, um evento fantástico ocorre. Energia poderosa é liberada e um novo ser humano - único, não duplicável por ninguém mais, nunca existente - começa a ficar pronto para explodir adiante, neste globo. Eu me sinto com excesso de poder quando eu tento compreender como este tão pequeninho embrião humano pode produzir alguma coisa tão grande, complicada e multifacetada como uma pessoa.


     Além disso, esta pequena semente contém todos os ingredientes do intricado sistema de sobrevivência humana.


     A força de vida não somente vigia o crescimento em cada semente, mas canaliza a energia para que cada parte consiga o que ela precisa.
Isso não é um milagre? Nós precisamos encontrar formas para estimar, desfrutar, nutrir e efetivamente usar este milagre. Seu nascimento, meu nascimento, o nascimento de cada um é um evento espiritual e uma causa para celebração. Obviamente, nós precisamos providenciar o mais rico contexto possível para cada criança possa crescer sendo completamente humana. Nós não estamos neste ponto ainda. Para muitos, o milagre do nascimento é eclipsado pelas condições ruins nas quais crianças estão nascendo.


     Além disso, quando nós aceitamos o fato de que cada criança contém os ingredientes do "milagre", nós temos os fundamentos para comportamentos positivos numa escala mundial. Certamente, a família é o primeiro lugar onde isso acontece. Nós estamos vagarosamente nos movendo para este tipo de reverência à vida.


     No esforço para mudar comportamentos, existe o risco fácil de esmagar o espírito, e, deste modo, mutilar o corpo e entorpecer a mente. Este procedimento é largamente usado, devido ao fato de se equiparar o valor de uma pessoa com a natureza de seu comportamento. Recordando que comportamento é algo que nós aprendemos, por outro lado, nós podemos, simultaneamente honrar o espírito e cultivar comportamentos mais positivos.
Reconhecer o poder do espírito é curar, é viver, é espiritualidade. Muitos falam muito sobre espiritualidade sem viverem-na. Contrariamente, os programas muito eficientes dos A. A. são construídos sob a premissa de que quando os indivíduos aceitam e olham de frente seus grandes poderes, sua força de vida é chamada para cima e sua cura começa. Literalmente, milhares de pessoas tem mudado suas vidas de agonia para o prazer, e tem se tornado seres humanos através de viver esta filosofia. Nenhum outro procedimento tem realizado tanto.


     Nós somos, unicamente, manifestação da vida. Nós somos divinos em nossa origem. Nós somos, também, os recipientes do que tem vindo antes de nós, fato que nos dá vastos recursos os quais podemos sacar. Eu acredito que nós também temos (somos) um canal da inteligência e sabedoria universal, através da meditação, oração, relaxamento, conscientização, desenvolvimento de alta auto estima, e a reverência para a vida. Assim é como eu alcanço minha espiritualidade.


     Nós podemos mais facilmente alcançar esta parte sábia de nós mesmos quando nós estamos calmos por dentro, quando nos sentimos bem conosco, e quando nós sabemos como fazer procedimentos positivos. Eu digo que este é um ser centrado.


     Eu trabalho aprendendo a amar incondicionalmente o espírito, e ao mesmo tempo, reconhecendo, reorientando e transformando comportamentos para prover ideais, éticas e morais. Este é um dos mais urgentes desafios do nosso tempo. Minha espiritualidade é igual ao meu respeito pela força da vida em mim mesma e todas as coisas vivas.


     O seguinte exercício de centramento é um dos que eu pratico, fazendo-o, você também pode aprofundar sua experiência de espiritualidade:
Sente confortavelmente em uma cadeira com seus pés no chão. Gentilmente feche seus olhos e simplesmente perceba sua respiração. Agora, silenciosamente, vá para dentro e se dê uma mensagem de apreciação, que poderia soar algo como isto: "Eu me aprecio". Isso é para dar a força do seu espírito às suas ações.


     A seguir, visualize-se afirmando sua conexão com o seu criador. De tempos em tempos, enquanto você continua este exercício, contate sua respiração.


     Agora vá mais profundamente para dentro e localize o lugar onde está o tesouro conhecido como o seu nome. Conforme você se aproxima desse sagrado lugar, perceba seus recursos: sua habilidade para ver, ouvir, tocar, experimentar e cheirar, sentir e pensar, mover, falar e escolher.


     Demore o tempo suficiente em cada um desses recursos para recordar todo o muito tempo que você os usa, como você os está usando agora, e perceba como eles lhe serão úteis no futuro. Então, deixe-se recordar que esses recursos são parte de você e são capazes de muitos novos sinais, sons e assim por diante. Compreenda que você nunca estará sem ajuda tão logo você reconheça que tem esses recursos.


     Deixe-se recordar que, como uma criatura neste universo, você é o recipiente da energia do centro do globo, o qual traz para você sua habilidade de ser enraizado e de ter sentido; da energia celeste, a qual traz para você sua intuição, imaginação e inspiração; e da energia dos outros seres humanos, os quais estão prontos para estar com você e ter você com eles.


     Lembre-se de ser livre para olhar e ouvir todas as coisas, mas escolher somente aquilo que convém a você. Então, você pode claramente dizer sim para aquelas coisas que convém para você e não para as coisas positivas para você mesmo e para os outros, em vez de coisas negativas, tais como brigar.


     Agora, novamente, se dê permissão para respirar.


     Isto pode durar 1 minuto ou 5 minutos. Você decide. Guarde este exercício na memória e pratique freqüentemente. Toda vez que eu faço isso, eu estou, novamente, recordando quem eu sou, e dando uma oportunidade para sentir um novo senso de força, a qual se torna minha ligação com a vida.


     Eu quero acabar este capítulo com outra nota autobiográfica.


     Eu comecei a prática privada há mais de 35 anos. Porque eu era uma mulher e tinha um treinamento não médico, as pessoas que eram encaminhadas para mim eram "rejeitadas" pelos outros terapeutas e as pessoas muito "alto risco", aqueles que tinham sido abusadas, eram alcoolistas, "psicopáticos" e, geralmente, vistos como intratáveis. Porém, muitas dessas pessoas começaram a florescer conforme o tratamento transcorria. Eu acho, agora, que isso aconteceu porque eu estava trabalhando para contatar seus espíritos, amando-as enquanto eu ia adiante. A questão para mim nunca foi se eles tinham espíritos, mas como eu poderia contata-los.


     Isto é o que me propus a fazer. Meus meios para fazer contato eram minha própria comunicação congruente e a moldagem que veio com isto.
Era como se eu olhasse para o âmago interno de cada ser, olhando a luz brilhando do espírito preso no cilindro preto da limitação e auto-rejeição. Meu esforço era para tornar a pessoa apta para ver o que eu via; então juntos, nós poderíamos mudar a direção do cilindro preto para uma tela larga e iluminada e construir novas possibilidades.


     Eu considero contatar o espírito, o primeiro passo em alguma mudança. Então, juntos, nós podemos clarear o caminho para liberação da energia, para ir em direção à saúde. Isto, também, é espiritualidade em ação.