Individualidade

Solange Maria Rosset

fevereiro de 2020

 

A individualidade vai se construindo a partir dos modelos que a criança recebe e da qualificação das características e comportamentos que ela tem.

O exercício de ajudar uma criança a fortalecer sua individualidade (o que lhe é particular, individual e singular; o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar das outras pessoas) sem deixá-la cair no individualismo (característica de funcionamento ancorada na incapacidade de aprender com os outros, carência de solidariedade, egoísmo) é uma das tarefas parentais mais difíceis.

A forma que os familiares auxiliam a criança a se conhecer, sem conotações negativas ao que vai aparecendo, fortalecerá o autoconhecimento e promove o fortalecimento da individualidade.

Uma pessoa que construiu de forma firme e flexível sua individualidade se sentirá dono de um conjunto de atributos que a distingue das outras pessoas; fazendo com que alguém seja único e se sinta único. Essa pessoa terá habilidade em distanciar-se das pessoas e situações sem culpa ou mal estar, da mesma forma que consegue ficar perto e ter intimidade sem se perder nos valores, comentários ou comportamentos da outra pessoa; pode ser original (fazer de um jeito diferente dos outros como também das formas que já fez) e autônomo (uma pessoa que não se enreda na dependência ou independência excessiva; não precisa estar com outros, mas pode escolher estar com os outros).

E, também terá menos ansiedades ao lidar com incertezas, solidão e liberdade.