Sobre casais

Solange Maria Rosset

Maio de 2017

 

Trabalhar com casais é de alguma forma trabalhar para levar mudanças para o mundo. Por mais piegas que pareça essa afirmação ela é real, pois se o casal melhora a qualidade da sua relação, toma consciência do seu funcionamento e aprende a viver de uma forma mais funcional, levará essas mudanças para as pessoas diretamente envolvidas com eles, principalmente à família e aos filhos. Desta forma redefinem a família E, os filhos ao formarem um casal, levarão essa nova forma de relação para seus relacionamentos e assim servem de novos modelos e fazem diferença no mundo em que vivem.

Existem muitas explicações para a razão das pessoas buscarem ser casal e viver juntos, mas, na minha compreensão as pessoas se tornam casal para se aprimorar. Mesmo havendo muitas outras coisas na relação – prazer, paixão, realização - o foco funcional das relações de casal é fazer bom uso das características desse relacionamento para aprender e crescer.

É na relação de casal que aparece o melhor e o pior de uma pessoa. Isso acontece:

É por entendermos desta forma, que dizemos que, se alguém quer realmente mudar, deve perguntar aos seus parceiros o que pensam que deveria mudar ou aprender. E, realmente levar em conta sua opinião e  o que o outro enxerga, mesmo descontando as mágoas ou ressentimentos.

Ter um boa relação de casal – além de fazer bem à saúde – é uma delícia! Se saber compreendido, ter um ombro onde descansar, ter um braço para se apoiar faz total diferença na vida de uma pessoa.