Vivendo em Família: consciência, aprendizagem e mudança.

Solange Maria Rosset

dezembro de 2008

 

É no seio da família que o indivíduo vai definir seus padrões básicos de funcionamento. Padrão básico de funcionamento significa a sua forma específica e repetitiva de ser e de reagir em todas as situações; os mecanismos que usará para viver e sobreviver; suas escolhas ao compreender e se relacionar com as pessoas e situações. Também fazem parte do padrão de funcionamento as compulsões relacionais e os álibis relacionais.

Este padrão se constrói no entrelaçamento das relações familiares, através do que é dito e do que não é dito, das normas explícitas e das regras que são passadas de forma sutil, nos olhares, nos toques, nas palavras e atos.

A qualidade afetivo/emocional de uma pessoa adulta, depende do quanto ela enxerga esses seus padrões, o quanto ela é capaz de ter controle sobre eles, com escolha e responsabilidade.

Vivendo em família, o indivíduo estará envolvido nesses padrões familiares de funcionamento, mas também, dependendo das propostas e experiências familiares ele poderá ser ajudado e ajudar os outros membros a ter consci6encia dos seus próprios padrões.

A partir de enxergar os padrões, pode-se ir desenvolvendo aprendizagens que possibilitem ter controle sob eles.

Só a partir da consciência e das aprendizagens poderá, então, realizar mudanças no seu funcionamento e melhorar a relação consigo mesmo e com os outros.